quarta-feira, 21 de maio de 2014

Universidade de Coimbra vai usar Enem para ingresso de brasileiros

Universidade de Coimbra vai usar Enem para ingresso de brasileiros

  • 24/04/2014 19h12
  • Brasília
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Carolina Pimentel
Enem - banner
Estudantes brasileiros poderão ingressar na Universidade de Coimbra, em Portugal, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame passa a ser aceito este ano para os candidatos a vagas de graduação. É a primeira vez que uma instituição estrangeira utiliza o Enem como critério de seleção.
A Universidade de Coimbra aceitará os resultados do Enem de 2011, 2012 e 2013 e dispensará os brasileiros dos exames portugueses, que, até o mês passado, eram obrigatórios pela legislação do país. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar. No site da instituição, está uma tabela com os pesos das pontuações.
A Universidade de Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. No ano passado, foi incluída na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Cerca de 23 mil estudantes estão matriculados na instituição. Desses, mais de 2 mil são brasileiros.
O vice-reitor da universidade, Joaquim Ramos de Carvalho, explica que o Enem é o primeiro exame internacional a ser aceito pela instituição como critério de seleção. A universidade deu prioridade pela alta procura de brasileiros. Segundo ele, a instituição estuda aceitar também o Gao Kao, uma espécie de Enem chinês.
"Temos acompanhado a evolução e o sucesso do Enem. Prova disso é o número de universidades brasileiras que aceitam o exame como forma de ingresso. São instituições que respeitamos muito", diz Carvalho. Ele acrescenta: "O Enem tem qualificações equivalentes [às exigidas pelos os exames portugueses]. Consideramos que podemos aceitar sem necessitar passar por prova".
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o uso do exame pela universidade portuguesa "esta é mais uma prova da consolidação do Enem como critério republicano de acesso ao ensino superior".
No Brasil, o Enem seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, é pré-requisito para obter um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o intercâmbio acadêmico pelo Ciência sem Fronteiras.
Em 2013, mais de 5 milhões de candidatos fizeram o exame. Neste ano, o Enem poderá ser aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. O edital ainda não foi divulgado.

domingo, 16 de março de 2014

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Obsolescência programada

Comprar, jogar fora, comprar - A História Secreta da Obsolescência Programada



Sinopse: Era uma vez ….. produtos eram para durar. Então, no início da década de 1920, um grupo de empresários constataram o seguinte: “Um produto que se recusa a se desgastar é uma tragédia para o negócio” (1928). Assim nasceu a “Obsolescência Planejada”. Pouco depois, foi criado o primeiro cartel do mundo especificamente para reduzir a vida útil das lâmpadas incandescentes, um símbolo de inovação e de novas ideias brilhantes, e a primeira vítima oficial da obsolescência planejada. Durante a década de 1950, com o nascimento da sociedade de consumo, o conceito adquiriu um significado completamente novo, como explica o designer flamboyant Brooks Stevens: “obsolescência planejada, o desejo de possuir alguma coisa um pouco mais nova, um pouco melhor, um pouco mais cedo do que necessário …’. A sociedade do crescimento floresceu, todo mundo tinha tudo, as sucatas foram se acumulando, de preferência bem longe, em lixões ilegais no Terceiro Mundo, até que os consumidores começaram a se rebelar…


Ficha Técnica:
Título original: La historia secreta de la obsolescencia programada
Gênero: Documentário
Duração: 52:17
Ano:2011
País: Espanha,França
Diretor: Cosima Dannoritzer


Onde encontrar o documentário: Link Direto


Para assistir: YouTube


Trabalhos relacionados:
A História da Obsolescência Planejada
Dicas e Direitos: Entenda o que é obsolescência programada
IDEC - Um mal a ser combatido: a obsolescência programada
Brasil Escola: Consumismo
Site: Infância livre de consumismo
ISTOÉ: Consumo: quando o desejo de comprar vira doença
Ministério do Meio Ambiente: Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade
Editora Abril: Como proteger as crianças do consumismo

Plano de Aula:
Portal do professor - Vários planos
Uol - Educação: Consumismo e adolescentes
Revista Escola: Cultura de massa e consumo
Revista Escola: Desvende para a turma os segredos do consumo
Portal do professor: A indústria cultural somos nós. - *****


Origem: DocsPrimus

Comprar, jogar fora, comprar - A História Secreta da Obsolescência Progr...