sábado, 17 de março de 2012

Funções da linguagem

a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) mensagem: é o conteúdo (assunto) das informações que ora são transmitidas. 
c) receptor:  é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
d) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.

e) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
f) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
Partindo desses seis elementos, Roman Jakobson, linguista russo, elaborou estudos acerca das funções da linguagem, os quais são muito úteis para a análise e produção de textos. As seis funções são:
1. Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
2. Função emotiva: através dessa função, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. O leitor sente no texto a presença do emissor.

3. Função conativa: essa função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o leitor com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento.
4.Função fática: a palavra fático significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas usadas para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
5. Função metalinguística: quando a linguagem se volta sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalinguística.
6. Função poética: quando a mensagem é elaborada de forma inovadora e imprevista, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de ideias, temos a manifestação da função poética da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
Exercícios:

I- O professor deverá colocar os alunos em grupo de três alunos para, com base na pesquisa e com a numeração acima atribuída às funções, identificar as comunicações feitas abaixo. O trabalho deverá ser entregue para avaliação.

a) Alô! Você está me ouvindo? Um momento, por favor. Vou desligar. ____
b) POÉTICA
Que é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo) ___
e) DEMAIS
Tudo eu já fiz pra te esquecer,
Mas foi em vão
E agora quero voltar....
Todas essas noites passei sem dormir
Com os olhos a jorrar...
Quando um amor é demais
Não se pode jogar fora.
Olho para esses casais
Com um sonho na memória...
Mahatma Gandhi, Krishna, Deus
Mas só você pode me saltar agora....
ARNALDO ANTUNES e NANDO REIS
_____
f) Museu de arte contemporânea – aberto das 9:00 às 18:00 horas
R. do ouvidor, nº 507 – rio de janeiro. ___
g) Soft – a espuma de banho com hidratante, umectante e vitamina e .____
h) “Ah! Perdi a tramontana! Agarrei a garrafa que estava na minha frente 
E abri a cabeça da santa criatura com uma pancada horrível!
De nada mais me lembro. Ouvi um berro, um clamor. Senti o pânico em redor de mim 
E corri para a rua como um ébrio. Foi quando ...”
(Monteiro Lobato- “Cidades Mortas” – p. 91) ____
i) Olá, como vai?
Eu vou indo, e você, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo, correndo,
Pegar meu lugar no futuro. E você?
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono
Tranqüilo, quem sabe? 
Quanto tempo ... (Sinal fechado- Paulinho da Viola – 1974) _____
j) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." ____
k) Psiu! É com você que eu estou falando.____
l) Hei! Hei! Vocês se lembram de mim?
a) 4 b) 5 e) 1 f) 3 g) 5 h) 1 i) 2 j) 2 k) 4 l) 4
II- Nas comunicações abaixo foram feitas as identificações das funções e algumas não estão corretas. Faça a correção.
a) Na escola: uma aula sob re vocab ulário (sinônimos), o diálogo entre o professor e os alunos constitui uma metalinguagem.____
b) “kuka fresca”
(assistência técnica de geladeiras e freezers) Função poética _____
c) verão colorido. Verão coloram a.
(batom colo rama) Função poética _____
d)" - Que coisa, né?
- É. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que troço!
- Coisa de louco!
- É!" 
Função conativa _______
e) Na definição: o ventanista foi agarrado.
o que quer dizer ventanista?
ventanista quer dizer: ladrão que penetra nas casas pela janela. Função poética ____
f) Na propaganda:
Você sabe o que é injeção eletrônica ?
é um processo de ... (o texto explica o que é 
E mostra as vantagens do carro “y”, que é equipado com esse dispositivo. 
Função metalinguística ____
g) “Coca cola é isso aí.”
O caráter onomatopaico do verso é realçado pelo som fricativo “ss”, 
Ao ranger o ruído que é produzido quando se abre o refrigerante. 
O som simboliza um convite ao consumidor para abrir uma garrafa do refrigerante. Função metalinguística ____
e) O verbo infinitivo

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.

E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
Função metalingüística ____

a) certo b) certo c) certo d) falso, é fática e) falso, é metalinguística f) certo 
g) falso, é poética e) falso, é poética