UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
COMISSÃO COORDENADORA DO VESTIBULAR
PROVA DE REDAÇÃO
1ª QUESTÃO (4,0 PONTOS)
Sírio Possenti afirma, em Os humores da língua (Campinas: Mercado das Letras, 1988. p. 25-26), que piadas são ―um tipo de material altamente interessante‖ para estudo, porque [1] ―praticamente só há piadas sobre temas que são socialmente controversos‖ (sexo, política, racismo, crenças, escola, loucura, morte, desgraças, deficiências físicas, etc.), [2] ―piadas operam fortemente com estereótipos‖ (judeu
avarento, português estúpido, gaúcho enrustido, marido traído, esposa infiel, mineiro esperto, loura burra, etc.), [3] ―piadas são quase sempre veículo de um discurso proibido, subterrâneo, não oficial‖ (casamentos por interesse, governos corruptos, professores incompetentes, religiosos sem vocação, etc.). Assim sendo, com frequência, episódios relacionados ao humor causam constrangimento quando vêm a público, via internet, TV, jornais impressos e outras mídias.
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se quanto à questão: O humor pode ter total liberdade ou deve ter limites éticos ou morais? Inclua, em sua argumentação, pelo menos uma piada que possa ser tomada como exemplo para o ponto de vista desenvolvido.
2ª QUESTÃO (3,0 PONTOS)
TEXTO 1
Alguém parte, daqui,
Alguém parte, daqui,
e o ônibus acende a saída.
O olhar espreita o insuspeito;
o caminho é farto, o ponto deserto.
Teu nome nebuloso se espalha
pelos escaninhos da estrada
entre o que se conhece e o que,
longe e desconhecido, se entrevê.
Alguém parte, sim, de alhures.
(Paulo Roberto Sodré)
TEXTO 2
Campainhada
As duas ou três vezes que me abriram
A porta do salão onde está gente,
Eu entrei, triste de mim, contente —
E à entrada sempre me sorriram...
(Mário de Sá-Carneiro)
O poema de Paulo Roberto Sodré trata de partida – de alguém de algum lugar (“alhures”). Já o de Mário de Sá-Carneiro trata de chegada, do abrir a porta depois de uma ―campainhada”.
Abordando a temática Partida e Chegada, elabore um texto narrativo de ficção, em que o narrador descreva o transcorrer de uma viagem de ônibus e a recepção ao(s) viajante(s).
3ª QUESTÃO (3,0 PONTOS)
TEXTO 1
O Brasil é hoje mercado prioritário para países como Argentina, Chile e Peru, na área de intercâmbio, principalmente para o aprendizado do espanhol. Com o crescimento das relações comerciais entre o Brasil e países da América Latina, cresce a necessidade do conhecimento da língua pelos brasileiros. “Nota-se que muitas empresas passam a procurar pessoas que dominam o espanhol; a busca não é mais por profissionais que falem apenas inglês”, comemora Ângela Alves, gerente de marketing da Moinhotur. A valorização do real frente às moedas dos países vizinhos também facilitou o intercâmbio na América Latina. ―O preço é muito mais acessível que na Europa. Não precisa de visto e brasileiros não enfrentam nenhum problema para entrar no país‖, explica Ângela.
(BELTA on line. Reportagens Especiais: O crescimento da América Latina. Disponível em: <http://www.belta.org.br/noticia.asp?varcPassos=NoticiaExibir&inte CodNoticia=994996974>. Acesso em: 25 jul. 2011).
TEXTO 2
Governo do Estado do Espírito Santo – Rede de Comunicação Curso de Idiomas – Oferecido pela Sedu desde abril de 2009, o curso de inglês tem duração de até 36 meses com carga horária de até 300 horas/aula, divididas em duas aulas semanais de 1h15. Ministrado no horário contrário ao das aulas regulares do estudante, o curso é oferecido nos seis Centros Estaduais de Idiomas (CEI), localizados em escolas estaduais polo nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória, e também em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
Programa de Intercâmbio – Há ainda o Programa de Intercâmbio da Sedu, que oferece bolsas de estudo no exterior para os melhores alunos dos Centros de Idiomas.
[...].
O Programa de Intercâmbio 2011 ofertou 20 bolsas de estudo para Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul. Elas foram destinadas a alunos dos Centros Estaduais de Idiomas de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
(ESPÍRITO SANTO [Brasil]. Portal do Governo do Estado. Notícias. Disponível em: <http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspex?noticiaId=99722419>. Acesso em: 25 jul. 2011).
Observadas as informações da coletânea, escreva um editorial com enfoque na importância de se implementar, como política pública, um programa diferenciado de ensino de línguas estrangeiras.